quarta-feira, 1 de julho de 2009

Atrações Naturais


Pousada do Rancho

Histórico Aspectos Turisticos Fotos

Aspectos Naturais Aspectos Culturais



Atrações naturais

Represa de Ribeirão das Lajes
Formada pelos Rios Pires, da Prata, Machado, e pelo Rio Piraí, que é desviado de seu curso normal pela Barragem de Tocos, por túnel que leva até a represa. Possui uma área total de 204 km2, que atinge o município vizinho de Piraí. Na área de Rio Claro ocupa cerca de 25% de seu território e está próxima sobre onde outrora existia a cidade de São João Marcos. A represa pode ser percorrida por diversas trilhas, podendo-se observar exuberantes flora e fauna. Comuns são os patos selvagens, os martins pescadores e os micos. Entre os meses de setembro e fevereiro essas trilhas são impraticáveis devido ao excesso de chuvas. Suas águas seguem para Usina de Ribeirão das Lajes, de onde partem para a Estação de Tratamento de Guandu, por tubulação, para serem tratadas e distribuídas no município do Rio de Janeiro.
Estudos feitos pelo Departamento de Floresta da Faculdade Rural do Rio de Janeiro concluíram que a área do complexo da Lajes é possivelmente a única no Estado com dimensões apropriadas a preservação da flora e fauna, típicas de uma região devastada.


Rio Piraí
Onde há corredeiras típicas das regiões serranas que formam belíssimas cachoeiras de águas frias e cristalinas, atraindo adeptos da natureza e de esportes como a canoagem e rafting. As cachoeiras mais freqüentadas e de fácil acesso são: Cachoeira de Laje e Cachoeira Cascata.

Áreas de pesca nos afluentes do Rio Piraí
Destacam-se Parado, Passa Quatro, Ribeirão da Várzea, Arataca, e Jararaca, entre outras. As principais espécies existentes na região são: traíra, bagre, acará, capião, tilápia, truta e o quase extinto tucunaré. Somente a pesca de linha é liberada, em qualquer época do ano, sendo proibida qualquer outra forma de captura (redes, tarrafas etc) nos rios da região. Não há época específica de maior piscosidade, pois as espécies existentes desovam em épocas diferentes.


Pesca Esportiva nos seguintes pontos:
Represa de Ribeirão das Lages
Rio Piraí
Rio do Braço
Sertão da Prata

Principais espécies da região: Tucunaré, Traíra, Tilápia, Pacu, Jacunda, Pirapitinga, Lambari, Bocarra.


Acqua Ride e Raffting nos rios do Braço e Piraí
As corredeiras apresentam níveis de dificuldade II e II+ podendo o esporte ser praticado por públicos de diferentes idades.
O estudo do Comitê Olímpico escolheu as corredeiras do Rio Piraí para sediar as etapas de canoagem caso os jogos olímpicos de 2004 fosse realizado no Rio de Janeiro.


Escalada e Rappel na Fazenda Pedra Branca
Embora localizada em propriedade particular o proprietário permite livre acesso. A Fazenda localiza-se no Km 6 da RJ 149 (não pavimentada) e já possui vias de escalada.
A Pedra fica na margem da Rodovia e poderia integrar um circuito de off road com visitação as Ruínas de São João Marcos, Represa de Ribeirão das Lages e almoço no Antônio Padre (casa de caboclo com fogão de lenha, centro de memória de São João Marcos e que já recebe um público muito grande principalmente dos Resorts de Angra dos Reis e Mangaratiba). A RJ 149 liga Rio Claro à Mangaratiba.


Pedra de Santa Terezinha
Possui marcas na sua superfície que lembram o formato de uma vela e o perfil de uma santa. Não é possível o acesso, entretanto, ela pode ser vista de todos os pontos da sede do município.


Pedra do Bispo
OBS.: Localizada na Serra da Carioca, com aproximadamente 1400 metros de altitude, oferece belíssima caminhada e ampla vista de toda a região. Diretamente ligada à origem do antigo nome de Rio Claro - Itaverá (Pedra que Brilha), assim chamada pelo índios Purís.
Recebeu este nome de Pedra do Bispo pois segundo consta, a tempo em seu topo foi rezada uma missa, por um Bispo. A vegetação ao pé do Pico é composta pela floresta tropical. Do topo tem-se uma ampla vista de toda a região e parte de Volta Redonda.



Pedra do Rastro
Situada no topo do Morro do Rastro, a Pedra possui 7 metros de comprimento e 4 metros de largura. Segundo reza a lenda, em épocas passadas, durante a realização da procissão de São Benedito, um homem encontrava-se ali sentado e, ao passar a procissão, fez zombarias. Em dado momento, a pedra afundou e fixou a marca do personagem e de seus pertences. Nela estão as marcas de uma pegada com sapato, a pata de um cachorro, o contorno de um guarda-chuva e o lugar onde o homem estava sentado.


RPPN Sítio Fim da Picada
A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sítio Fim da Picada proporciona a seus visitantes trilhas em plena mata atlântica com grande variedades de espécies que compõe esse ecossistema. A infra-estrutura é muito boa, com trilhas bem conservadas e de grau de dificuldade fácil, auditório, banheiros, lanchonete e venda de artesanato. O proprietário é uma atração a parte com suas inúmeras estórias de trabalhos desenvolvidos na preservação da cultura indígena.


Sertão do Zé Claro
O acesso pode ser feito a pé, de moto, jeep, cavalo ou carro (época da seca).